segunda-feira, 25 de março de 2013

Filhote de jaguatirica é encontrado dentro de residência em Mato Grosso Achado em Santo Antônio do Leverger, felino é dócil e foi batizado de 'Tato'. Animal foi encaminhado para o Hospital Veterinário para cuidados clínicos.


Foi encontrado nesta sexta-feira (22) em Santo Antônio de Leverger, a 35 quilômetros de Cuiabá, um filhote de jaguatirica de aproximadamente três meses de vida. Um homem disse que o animal entrou em sua casa e avisou o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O filhote agora se encontra sob os cuidados do Hospital Veterinário da Universidade Federal de Mato Grosso. Lá, ele recebeu o nome de “Tato”.
Segundo residente de hospital, 'Tato' apresenta características de um animal domesticado. (Foto: Eduarda Fernandes / G1)
Tato apresenta características de um animal domesticado. “Nessa idade, ele já teria que estar bem mais agressivo, mas ele vem fácil quando a gente o chama”, conta Thais Morgado, residente do hospital.
Tato passou a integrar o grupo de animais capturados que atualmente recebem cuidados no hospital. Lá, encontram-se também, entre outros, um filhote de tamanduá bandeira e dois cágados. Além de animais silvestres como esses, o Hospital Universitário recebe também os de grande porte, exóticos e domésticos.

Tato está se alimentando com pedaços de carne no hospital veterinário. (Foto: Eduarda Fernandes / G1)
“Nós também atendemos animais domésticos. Basta trazer até aqui que nós realizamos a consulta para diagnóstico do problema”, explica a professora Sandra Helena Ramiro Corrêa. O Hospital presta todo tipo de atendimento, desde a consulta até procedimentos cirúrgicos.
A consulta, por exemplo, custa R$ 38,00. Já o valor dos procedimentos posteriores depende do caso. Há também a possibilidade de solicitar isenção de taxa retirando uma ficha na recepção do hospital. Ela deve ser preenchida e entregue com os documentos requisitados.
De abril de 2012 (quando da abertura do Hospital) até dezembro do mesmo ano, 145 animais entre silvestres e domésticos foram tratados lá.
O Superintendente de Fiscalização da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Osmar Lino Farias, chama atenção para a importância de se procurar os órgãos responsáveis caso se encontre um animal silvestre perdido. “Deve-se solicitar a presença do Ibama, Sema, Delegacia Ambiental, até mesmo do Corpo de Bombeiros. É ilegal criar ou manter estes animais em cativeiro sem licença. A penalidade varia desde criminalmente até à possibilidade de multa”, avisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Mutley Maniaco © 2013 | Traduzido Por: Template Para Blogspot